Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PROCURA-SE


“(...) A memória guardará o que valer a pena. A memória sabe de mim mais que eu; e ela não perde o que merece ser salvo.
Febre de meus adentros: as cidades e as gentes, soltas da memória, navegam para mim: terra onde nasci, filhos que fiz, homens e mulheres que me aumentaram a alma.”  Eduardo Galeano, “Dias e noites de amor e de guerra”.

Fui dormir e acordei na Costa Rica. Estava num deck: fui conhecer a varanda de um castelo e essa varanda era um deck, o maior deck das Américas. A luz da lua, embora não houvesse lua naquela noite, me mostrava no chão infinitas tábuas estreitas de madeira justapostas compondo um imenso sem-fim perdido às vistas corredor entre as paredes de um castelo e o mar, ou um lago, ou uma represa. A noite era tão escura que a água se misturou com o céu num negrume que não me daria certeza de nada – mas era mais que certo que eu fui visitar a varanda de um castelo na Costa Rica numa noite sem lua e encontrei o maior deck das Américas.

E eu corri. Deixei a porta da varanda aberta e corri, como corria nos corredores da minha primeira escola, que sempre acabavam cedo demais pra minha vontade de sentir vento na cara. Eu corri. Minhas pernas não se cansaram nem cansariam jamais depois dos anos que eu passaria ali se pudesse, e eu fui tão rápida que comecei a flutuar a cada passo, como se a velocidade me desse molas nos pés, como se estivesse na lua (talvez seja por isso que eu não a estivesse vendo aquela noite). Comecei a correr e saltar, dava giros no ar, caía de volta no chão para saltar de novo cada vez mais alto, sacudi meus braços, pernas e cabelos, e fiz todos aqueles passos de que ouvia falar nas minhas aulas de ballet e não conseguiria fazer nem sonhando – só sonhando. Eu podia mover o deck sob mim. Deslizá-lo. Podia retroceder ou avançar tantas tábuas quanto quisesse e, a cada salto, aterrissar onde eu desejasse. E eu desejei conhecer a última tábua do deck: saltei, dei voltas, abri as pernas no ar como as bailarinas e caí a poucas tábuas do fim do deck. Meus freios falhos não me dariam certeza de que conseguiria parar o impulso do salto a tempo de não cair na água – mas era mais que certo que eu não cairia, eu não tinha medo. Não caí: meus pés tocaram a última tábua do deck sem fim, balancei meu corpo em direção à água, me equilibrei, dei meia volta e corri mais.


Fui feliz por estar num deck sem fim.

Fui à Costa Rica e acordei em casa. Gostaria de ter bom traço para poder desenhar um deck que conheci, mas, como não faria jus, procuro-o para levar os homens e mulheres que me aumentaram a alma para correr comigo. Porque o maior deck das Américas é meio como amores: talvez não me permita fazer coisas que sei que não posso, nem seja tão grande quanto promete – mas ainda assim longo demais para pares de pernas cansadas – e talvez o fim seja o fim mesmo.

Mas quero correr. Sem metáforas, eu quero correr à noite num deck enorme, e tudo bem não haver castelo. Correr para sentir o suor escorrendo e ouvir o barulho dos meus pés nas tábuas a cada salto e pernada e cair rolando no chão por tentar dar piruetas no ar, e sentir dor, pra levantar e continuar correndo, correndo, saltando e gritando, porque é isso o que eu faço quando fico feliz. Ficar morta de cansaço, sentar no chão esparramada, ouvindo o barulho da água, sentindo sei lá que cheiro; tatear fiapos de madeira ameaçando fincar meus dedos, sentir minha respiração ofegante, o rosto quente e – a pulsação, no meu peito, pescoço e têmporas, cantando para mim; e me lembrando os efeitos colaterais dessas doses de realidade. 

Um comentário:

  1. "Percorrerei a cavalo os prados do Arroio Negro, onde aprendi a galopar. De muito pequeno, apostava corrida com meu irmão. Nas tardes de verão escapávamos da sesta, quase nus, e de um pulo nos agarrávamos nas crinas dos cavalos sem sela nem freio; eu voava e em meu corpo batiam as veias do animal, troar de cascos, cheiro de couro molhado, fervuras da transpiração, comunhão com aquela força que se metia no vento; quando descia, meus joelhos tremiam. Até a noite durava meu assombro de menino.

    Muitos anos depois posso reconhecer essa felicidade violenta, como quem recorda o próprio parto ou a primeira luz. Me acontece às vezes, no mar, quando entro nu e sinto que pertenço a ele. E acontece quando toco uma mulher e a nasço e me roça e me faz, e entro nela e somos imortais os dois por um tempinho, muitos, os dois, no voo alto."

    Galeano também

    ResponderExcluir